Comissão de Educação da ALESP, que vergonha, hein!


                                                        Foto de Daltônico - Ponte dos Remédios

No dia 6 de maio estivemos na ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, acompanhando a desocupação dos alunos secundaristas, vitoriosos em sua reivindicação de abrir uma pauta de discussão que pressione os deputados a instaurar a CPI da Merenda.


Os alunos pretendiam manter a ocupação até a abertura da CPI, mas, como é notório, um juiz desqualificado estipulou a multa absurda de R$ 30.000 por aluno e por dia de ocupação... Sem comentários, todo mundo já conhece a piada da “bunda de nenê”, né?...





No mesmo dia, fizemos questão de protocolar um documento na Comissão de Educação, reivindicando  firmeza na cobrança da instauração da CPI da Merenda, atravancada pelo excesso de CPIs “folclóricas” e tão insignificantes, que nenhum deputado lembra sequer do que tratam... (Apesar de que a maioria dos deputados, de fato, nem sabe o que está fazendo lá na Assembleia, além de defender suas mamatas!)

Os crimes que envolvem a questão da merenda nas escolas estaduais estão na pauta da mídia desde o final do ano passado, mas até hoje não mereceram nenhuma ação prática da ALESP, a ponto de os alunos terem vislumbrado como única solução a ocupação da Casa! Não houve também qualquer proposta da Comissão de Educação no sentido de promover buscas de documentos na Secretaria da Educação ou até mesmo na Chefia da Casa Civil do Governo do Estado, de onde o ex-chefe de gabinete Luiz Roberto dos Santos operava o esquema Alba Branca...

Senhores deputados, de que serve então uma Comissão Permanente e De Trabalho?... Pois é isso que deveria ser a Comissão de Educação: uma comissão de trabalho e fiscalização do Executivo! Mas não: até hoje, houve um solene descaso a respeito das reivindicações dos alunos da rede estadual!

A última notícia que obtivemos é que amanhã, dia 10 de maio, o Sr. Luiz Roberto dos Santos, ex-chefe de Gabinete da Casa Civil, foi "convidado" a dar esclarecimentos à Comissão de Educação sobre o esquema que operava. Esse "convite" foi feito também ao ex-Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Educação, Fernando Padula, e ao ex-Secretário da Educação, Herman Voorwald, mas em datas futuras. Detalhe: trata-se de um convite - e não de uma convocação! É muito provável que nenhum deles aceite esse convite, ou seja, que não apareçam, então só depois disso poderá ser feita uma convocação oficial!...

Ufa, quanta lengalenga, quanta demora, quanta vergonha, quanta falta de compromisso com o aluno e a educação, senhores Deputados da Comissão de Educação da ALESP!!!


No entanto, mesmo que o Sr. Luiz Roberto dos Santos não compareça amanhã na reunião - o que seria um evento histórico! rsrs - nós do EducaFórum estaremos presentes, cobrando uma atuação mais efetiva da Comissão em favor das reivindicações dos alunos, sujeitos da escola. E isso passa também pela denúncia da reorganização disfarçada que está acontecendo nas escolas da rede estadual, que já provocou novas ocupações! Passaremos inclusive nos gabinetes de todos os deputados que se negaram a dar seu apoio à instauração da CPI da Merenda e cobraremos seu posicionamento.

Estão todos convidados a nos acompanhar, pais, alunos, educadores, cidadãos: a reunião acontece amanhã, terça-feira, às 14:00, na

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Parque do Ibirapuera
Plenário José Bonifácio. Nos vemos lá!

Entenda o que é a Comissão de Educação da ALESP: ela se reune "todas" as terças-feiras às 14:00, mas até esta data do ano houve apenas três reuniões, quatro foram canceladas por falta de quorum... E muitos projetos de lei discutidos são no mínimo inconvenientes ou "folclóricos", por exemplo:

- Distribuição de "Kit Bíblico Educativo" nas escolas - nº 679/13 (Quem vai lucrar com isso? E o Estado não é laico, por acaso???)

- Inclusão na grade curricular da matéria "Uso racional da água" - nº 1066/15 (Ora, as mídias não estão mais do que divulgando esse assunto???)

E vejam este, que paradoxo: numa escola onde a merenda é bolacha seca e suco industrializado, quando tem, pretende-se instituir um "Programa de educação alimentar e nutricional", informando aos alunos os fundamentos da alimentação saudável" - nº 1523/15 (Alô, senhores deputados???)

Agora, um projeto que realmente poderia beneficiar os alunos, como a "Realização de exames de visão e audição" nas escolas - nº 958/14, foi sumariamente vetado! 

O que mais se discute lá é a proclamação de "dia disso e daquilo", tipo Dia da Ação de Graça, Dia do pastor presbiteriano, instituição de Virada cultural católica etc. etc. etc.
Deu pra desenhar?

Agora anote bem os nomes dos deputados da Comissão de Educação:

Rita Passos, PSD - Presidente 


PSDB 

-   Roberto Engler 
-   Welson Gasparini 

PT 

-   João Paulo Rillo 
-   Marcia Lia  

DEM 

-   Aldo Demarchi 
-   Rodrigo Moraes  

PSB 

-   Adilson Rossi  

PRB 

-   Gilmaci Santos

PC do B 

-   Leci Brandão 

PSOL 

-   Carlos Giannazi

Ah, o único que encontramos lá no dia 6 foi o Carlos Giannazi...

Comentários