Diretoria de Ensino de Piracicaba, que vergonha!!


A imagem acima mostra a escola rural Augusto Melega, na região de Piracicaba, que estava na "lista negra" do fechamento de escolas da Secretaria Estadual de São Paulo. Acontece que nesta sexta-feira a Secretaria recuou da decisão e resolveu manter a escola em funcionamento. De acordo com a Folha de São Paulo, a comunidade escolar ficou sabendo do fechamento da escola através da mídia e acionou o Ministério Público. Parabéns para esses pais e alunos por sua iniciativa!!

Mas aqui não se trata apenas uma conquista da comunidade, o caso dessa escola é a mais pura demonstração da incompetência e do descaso da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em especial, da Diretoria de Ensino de Piracicaba!

Então vejamos: teoricamente, o papel de uma Diretoria de Ensino é conhecer e acompanhar o desenvolvimento das escolas de sua região, inclusive dos alunos, através de supervisores que deveriam visitar as escolas periodicamente e fazer relatórios, apontando problemas e buscando soluções. 

A matéria mostra porém que, aparentemente, a diretoria de Piracicaba não tinha a menor ideia da existência dessa escola!! A ponto de o próprio dirigente ter expressado que precisou da "expertise" dos pais e alunos para entender que, se a fechasse, obrigaria a maioria dos estudantes a percorrer um longo caminho da área rural para a cidade, onde se encontra a escola que os absorveria. Entre as duas escolas há uma distância de 8 km!! Não precisa ser expert em nada para saber que quem frequenta uma escola situada na área rural não mora no perímetro urbano, e que muitas vezes precisa chacoalhar bastante por estradas de terra para finalmente chegar à sala de aula.

Que vexame, sr. dirigente de Piracicaba! É bem provável que nenhum de seus supervisores jamais se deu ao trabalho de visitar a EE Augusto Melega, não é? Como assim, chacoalhar por uma estrada rural?! Nem mesmo para informar à comunidade que sua escola seria fechada, certo? Pra que!, todos saberiam mesmo através da mídia...

E que bom que os pais e alunos não foram diretamente para a Diretoria de Ensino, mas procuraram o Ministério Público! Isso lhes poupou a certeira arrogância com a qual seriam tratados, e assim sua visita não daria em nada, a não ser humilhações.

Mas tem mais uma prova da incompetência e do descaso da Secretaria da Educação e da Diretoria de Ensino de Piracicaba: a EE Augusto Melega é uma escola cujo IDESP é superior à média da própria Secretaria. Será que nem isso era sabido por essas autoridades (in)competentes? É oportuno fechar escolas com desempenho melhor que a média da rede, seu Geraldo???

Mas nada disso é importante para esses buRRocratas de carteirinha! Eles viram que a escola tinha apenas 165 alunos e que havia um ônibus passando pela outra que absorveria os alunos, então foi só uma canetada, simples assim. E os alunos que se virassem! Pois é, na prática a maioria das diretorias de ensino não passam de cabides de emprego...

Mas os alunos se viraram muito bem!! Mais uma vez, parabéns para essa comunidade escolar, que soube se defender da melhor forma possível, colocando frente a frente o dirigente de ensino e o promotor. Assim, o dirigente teve que baixar a crista e ouvir o que precisava, mas merecia muito mais: ser punido por sua incompetência, descaso e conivência com um programa de "reorganização" que só visa desestabilizar uma rede de ensino já sucateada ao máximo. 

Leia clicando aqui sobre o movimento de ocupação das escolas estaduais por alunos, que estão dando um exemplo de cidadania para todo o país. Se você é aluno de uma escola estadual de São Paulo, organize-se com seus colegas e ocupe a sua!

Comentários