A escola pública como mercado persa!


 
Recebemos hoje de uma aluna a seguinte mensagem:

Na minha escola, este ano, a diretora decretou que o uso do uniforme é obrigatório. Até aí tudo bem, porém, nesta ultima sexta feira, os inspetores da escola passaram de sala em sala avisando que quem chegasse sem o uniforme não entraria.
O problema é que estou no terceiro ano e será meu ultimo ano na escola, além do fato de eu não achar um uniforme que me sirva.
O que me irrita é que realmente não me deixaram entrar e eu não posso perder as aulas, pois pretendo prestar vestibular e quero estar preparada para tal. Fora que a diretora esta pegando celulares e fones de ouvido nas dependências da escola, quando é proibido o uso deles somente nas salas de aula.
O que eu gostaria de saber é se através da denúncia eu conseguiria mudar algo, porque eu acho isso um absurdo, uma vez que a escola não fornece os uniformes e o uniforme completo custa mais ou menos R$ 150,00 (calça e camisa, somente).
Onde eu posso fazer essa denúncia, pois ouvi falar que a escola não pode proibir a entrada do aluno na escola, ao fazer isso está infringindo a lei.

Mais uma vez, autoritarismo na escola. A aluna está errada: "até aí" não está tudo bem, pois diretor de escola não pode "decretar" algo ilegal!

Está na cara que alguém está ganhando com a venda do uniforme na escola, mas, se forem perguntar para a tal diretora ela vai dizer que "toda a renda vai para a APM"... A escola é uma instituição pública e em instituições públicas é proibida a venda de qualquer coisa! Além disso, a entrada do aluno na escola não pode ser condicionada por nada, conforme Artigo 53º do ECA. Quanto à obrigatoriedade do uniforme, ela é proibida aqui em São Paulo pela Lei Estadual 3.913/83.

A grande verdade é que as escolas públicas tornaram-se verdadeiros mercados persa, com a venda de unformes, carteirinhas, xerox, cursos e outros serviços, além das infalíveis professorinhas e funcionárias que levam para a escola seus tricôs e artesanatos para oferecer... CHEGA DISSO! Escola é para o aluno aprender!!!

Independentemente de sua atitude ilegal e autoritária, a diretora da escola dessa aluna deveria se preocupar, em primeiro lugar, com a qualidade do ensino, pois a mensagem ESTAVA REPLETA DE ERROS DE PORTUGUÊS, que corrigimos apenas para que, mais uma vez, não surgissem comentários maldosos para falar das "pérolas" dos alunos, como se eles tivessem alguma culpa da péssima qualidade do ensino. Será muito difícil essa menina passar no Enem ou no vestibular, o que é uma pena, pois o Brasil precisa de pessoas questionadoras e corajosas como ela, que percebeu a manipulação da escola e veio a público para buscar uma solução. É muito fácil fazer graça com a desgraça dos outros, não é, Sr. Jô Soares?!

O único uniforme que aprovamos é o das imagens acima, "marca EducaFórum", que pode ser copiado à vontade por qualquer escola, rsrs...

Comentários

Evanielle disse…
Na minha escola os pais pediram uniforme, está errado?