Esperando a tragédia?

Fiquei chocada com essa notícia que vi no Diário Nacional da jornalista Isadora Faber:


E ainda dizem que a menina deveria ficar brincando de boneca... Fiquei chocada, não com a notícia em si, mas porque acabei de assistir ao Jornal da Cultura, que na minha opinião é o melhor do país, e nada da notícia... Falou-se das tragédias naturais, da condição dos índios, da insegurança - inclusive em Florianópolis, mas nem uma palavra sobre essa que poderia ter sido uma grande tragédia, se o desabamento tivesse ocorrido durante o dia. Mas, como "deus é brasileiro", isso ocorreu durante a noite, o jornal "do almoço" deu a notícia em Santa Catarina, mas nada saiu em nível nacional. Bati o olho no índice dos assuntos no site do Jornal Nacional e também não vi nada lá sobre o desabamento da escola. Será que a notícia só vai sair no Fantástico, requentada?... 

Vou parar de escrever para assistir ao Jornal da meia noite na Globo News, ok? Já volto para informar se o Grilo vai falar do assunto.
...................................
...................................
...................................

Pronto. Assisti ao jornal de cabo a rabo e nada. Ironicamente, o Grilo (é o âncora, tá? rs) começou com a notícia dos ataques em Florianópolis e até mencionou o bairro Palhoça, mas nada sobre a escola. Depois, desgraças e mais desgraças em todo o Brasil e no mundo. Se o mundo inteiro parece estar desabando, quem vai se importar com o desabamento de uma escolinha de periferia, ainda por cima sem vítimas?...

Pela primeira vez, em vinte anos de ativismo em apoio aos pais e alunos de escolas públicas, vou responsabilizar OS PAIS pelo ocorrido, dando esse imenso prazer às autoridades governamentais e aos sindicatos da "educação", que sempre tentam  culpar as famílias por qualquer falha da escola. 

Desta vez os pais são culpados, sim! Como é que se deixa os próprios filhos correrem risco de vida dentro de uma escola prestes a desabar!!! Só porque há cinco meses o caso saiu na imprensa? Acham que basta denunciar e ficar esperando sentados acontecer uma tragédia? E que denúncia é essa, por acaso?? Denúncia é coisa séria, é ir na polícia fazer Boletim de Ocorrência!! Denúncia é abraçar a escola com as mãos ou fazer greve de fome até a situação ser resolvida! Denúncia é 1.200 pais + vizinhos interditando o trânsito e batendo panelas na frente da Secretaria da Educação, da Câmara Municipal, da Assembléia Legislativa, do Ministério Público! Nunca, por nenhum motivo, permitam que a vida de seus filhos seja colocada em risco!

Cabe aqui uma especial cobrança à Secretaria da Educação: não existem, em Florianópolis, supervisores de ensino??? Não deveriam eles visitar as escolas pelo menos uma vez por mês e fazer relatórios sobre dificuldades, problemas e ocorrências, pedindo e cobrando soluções???

E o diretor da escola, ficou fazendo o quê: "esperando Godot"? E os professores, ficaram olhando as rachaduras das paredes e do teto com cara de lesma, esperando a escola cair em suas cabeças?... Quanto às autoridades "superiores", não fizeram nada diferente do habitual, ou seja, buRRocracia.

Mas nosso papel, aqui, é apoiar os pais, apesar da bronca. Então, prestem bem atenção, senhores pais de escolas cujos prédios estejam colocando em risco a segurança de seus filhos. Fiquem de olho em fios expostos (o que a Isadora Faber soube tão bem noticiar em sua página), portões enferrujados, vidros quebrados, brinquedos avariados no parquinho, carteiras e móveis velhos jogados atrás do prédio (juntando bichos ou mofo), caixa d´água suja, pátio ou quadra com rachaduras etc. Com respeito à quadra, quero relembrar um caso que você pode ler clicando aqui: numa escola de Araraquara, uma menina se pendurou numa trave de futebol que estava solta, a trave caiu e a atingiu na barriga, ela foi imediatamente hospitalizada, mas precisou sofrer duas cirurgias. Sua agonia durou 40 dias, antes de falecer. Não preciso dizer que esse caso não passou no Jornal Nacional e muito menos no Fantástico...

Outro caso grave, que mostra a indiferença do poder público para com os alunos, aconteceu em São Paulo, na região de Parelheiros: o para-raios de uma escola ficou avariado e o prédio pegou fogo. Numa escola vizinha, o para-raios avariou e a comunidade denunciou o caso para a Secretaria da Educação, mas nada aconteceu. O que os pais devem fazer numa situação como essa? NUNCA esperar sentados que a direção da escola "aguarde as providências". Caso ela não traga a solução dentro de alguns dias, a primeira medida é fazer BO e divulgá-lo na mídia. Outras sugestões estão acima. E não se intimidem com as resmungações do diretor e dos professores, de que a escola vai "ficar exposta", com a imagem "denegrida" etc etc. Seu filho é seu bem mais precioso, se a escola não zelar por ele, olho nela!

E parabéns para a jornalista Isadora Faber, por mais esta notícia em nível nacional!

Comentários