A escola tabu nº 46 - Perseguições e represálias




Muitos pedidos de ajuda que recebemos são extremamente difíceis de atender. Trata-se das famosas perseguições e represálias de profissionais do ensino contra alunos, frutos do rancor, da intolerância e, às vezes, até do ódio que certos "educadores" sentem por aqueles que deveriam conduzir.

O final do ano letivo é sempre a época em que recebemos o maior número desses pedidos, pois é quando esses profissionais expressam seus sentimentos através da reprovação de alunos. E ai dos pais que se atrevem a questionar a repetência dos filhos, caso eles permaneçam na mesma escola no ano seguinte: a represália não tardará e possivelmente levará à expulsão dos alunos.

Já falamos bastante aqui da repetência, esse atestado de incompetência da escola, cujo único objetivo é livrar o professor do aluno indesejado, largando-o com outro professor no ano seguinte. Apenas isso.

As maiores vítimas da repetência são os alunos mais inteligentes, aqueles que percebem o imenso tédio da escola tradicional, onde são condenados à eterna cópia & decoreba de conhecimentos geralmente sem nexo com a vida, o que lhes impede de desenvolver seu potencial. A vingança de seus "educadores" se realiza, principalmente, quando esses se sentem provocados pela inteligência dos alunos. E dá-lhe reprovação!

Recebemos este mês dois casos bastante típicos e não soubemos como ajudar, pois nada é mais difícil de provar do que  a perseguição do "santo" professor contra o aluno.

O primeiro caso é de um aluno de escola particular de São Paulo, que ficou de recuperação em cinco disciplinas, mas resolveu se esforçar e realmente teve resultados surpreendentes, com notas excelentes em algumas matérias, faltando apenas alguns décimos para fechar a média final. Foi reprovado, não pela falta dos tais décimos, pois o regimento da escola reza que a nota deveria ser arredondada para cima, mas porque o conselho de classe considerou que o aluno "teria se esforçado apenas para passar de ano". Os pais entraram com um recurso inteligente demais, o que nos faz pensar que o resultado será... o indeferimento, rsrs. Eles alegaram que: 
  •  De acordo com o regimento, o aluno deveria ser promovido, já que o arredondamento não foi respeitado.
  • A somatória das notas de uma disciplina não batia (!!!), subtraindo ao aluno alguns décimos da média final.
  • Em uma das provas dadas - PASME! - foram "corrigidas" 3 palavras grafadas corretamente pelo aluno!
  • Outros colegas do aluno, que estavam com pontuação menor que a dele, foram promovidos.
Duvidamos que esse recurso resulte na promoção do aluno, pois todos os pontos levantados pelos pais comprovam a incompetência da escola e demonstram que se trata de um caso de perseguição. Para qualquer escola, isso é uma afronta.

O segundo caso é de uma escola pública tradicional do Rio de Janeiro, famosa por suas intermináveis greves, sendo que a do ano passado durou mais de 2 meses. O aluno em questão tem o enorme "defeito" de facilidade na aprendizagem e costuma se acomodar, garantindo-se no final, o que irrita os professores. Apesar de outros alunos estarem com pontuação menor que a dele, foi o único reprovado da classe. Ele foi para a prova final em 8 disciplinas e obteve êxito em 6. 
  • Em matemática, mesmo tendo tirado 65, a professora o reprovou por 0,1 na média final.
  • Em química, ele foi reprovado por 2 pontos, mas o professor havia lhe falado que, se fosse reprovado só em sua matéria, ele lhe daria os pontos necessários.
  • Um funcionário responsável pela disciplina, ao ver o aluno com o cabelo raspado, lhe disse: "Você está parecendo maluco estuprador de velhinhas". O apelido pegou.
Está bem claro que o aluno foi objeto de perseguição, mas dificilmente a escola admitirá sua parcialidade e voltará atrás em sua decisão. Uma escola que merece, sim, ser REPROVADA POR FALTAS, pois solapou 2 meses de aulas aos seus alunos, o que aliás já é uma tradição.

Esses casos de perseguição, na realidade, são "light". Já trouxemos aqui situações muito mais graves, que deixaram marcas profundas na personalidade dos alunos. Mas não vamos relembrá-las: afinal, estamos em tempo de férias, rs...

Comentários

Lilicris disse…
É.. e a vida continua e tenho a certeza de que casos como estes, não estão isolados, mas fazem parte de uma minoria que se manifesta e indigna-se por tanta indiferença, incompetência e frustração...
Lilicris disse…
Aguardemos páginas dos próximos capítulos... na esperança que dias melhores virão e que "erros" serão reparados e que vigorará o bom senso e claro o regimento interno, do qual as escolas tanto se orgulham, mas que diversos professores e coordenadores não se dão ao trabalho mínimo de lê- los, para não cometar tamanhos erros e injustiças...
Giulia disse…
É isso mesmo, Lilicris, apenas uma minoria se indigna e se manifesta, até por falta de informação e de coragem. São poucos os pais que pedem a revisão das provas, menos ainda são aqueles que conseguem obter as próprias provas para checar se a nota é justa. Mesmo assim, quantos pais entendem a questão da média final, dos décimos etc. etc.? Muitos não saberiam revisar os cálculos dos professores... Por isso, os pais do primeiro caso relatado no post estão de parabéns!!! Que isso sirva de exemplo para todos os demais.
Unknown disse…
Sou professor de filosofia e sociologia, da rede estadual, na cidade de Campo Largo - PR. Desde que assumi meus padrões venho sofrendo perseguição da direção e de um grupo de professores "nazistas". Essas pessoas que estão no poder há mais de dez anos fazem todo o tipo de irregularidade e nenhuma denúncia é feita nos órgãos competentes. Eu fiz uma denúncia em 2006, na ouvidoria do núcleo de educação e da SEED, mas nada foi feito. Espero que através desse blog e da minha página no facebook (http://www.facebook.com/contraimpunidadedenuncie?notif_t=page_new_likes) possamos unir forças para conscientizar o maior número de pessoas a tomar atitudes e dar um grito de basta à impunidade. Chega de sofrimento. Todos temos direitos e deveres, mas não podemos comungar com o assédio moral, sexual, perseguição e opressão. Parabéns pelos organizadores desse blog e contem comigo. Abraço fraterno.