Semana de luto


Esta semana foi marcada por um assunto que passou raspando pela mídia: foram duas mortes de alunos no Ceará, devidas a problemas de transporte escolar. O primeiro caso ocorreu na zona rural de Boa Viagem, quando um garoto de 12 anos caiu do caminhão "pau de arara" usado para o transporte, a caminho da escola. A Folha deu uma pincelada no assunto, mas não se interessou pelo segundo caso, que foi o choque de um ônibus escolar com a moto de uma mãe que levava o filho para a escola, na zona rural de Jaguaruana. O menino, de 5 anos, morreu no acidente. Quem registrou os dois casos foi o Diário do Nordeste, na seção Polícia (!). O homem que dirigia o ônibus escolar não era habilitado, como em muitos outros casos que trouxemos aqui.

O descaso com a morte de alunos a caminho ou dentro da escola pública nunca é motivo de comoção no país. Lembramos com muita tristeza da menina Emilly, de Araraquara, atingida por uma trave solta no pátio da escola, durante uma famigerada aula vaga. Ela faleceu após 40 dias de internação e o assunto foi divulgado de forma precária e contraditória, devido à manipulação da mídia pelo sindicato, que tentou e conseguiu atenuar a responsabilidade da escola.

Enfim, mais dois alunos de escola pública foram vítimas do descaso que a sociedade brasileira lhes dedica. Às duas famílias, nossos sinceros sentimentos!


Comentários