A escola em raio X - A série nº 7 - A lei como papel de embrulho


Mensagem de mais uma mãe denunciando o uso obrigatório (e ilegal) do uniforme.

Sou de SP-Capital e meu filho estuda em uma escola pública estadual, aluno da 6.série. Nesta semana ele foi proibido de assistir uma aula por estar sem a calça do uniforme e a diretora foi extremamente estúpida com ele por duas vezes por esse motivo, gritando com ele e dizendo que a culpa de ele não ter a calça ou a antiga estar rasgada não era problema dela e sim de sua mãe, no caso eu. Já foi explicada a situação de que não tenho como comprar outra calça no momento, e mesmo assim a diretora coloca meu filho em estado de constrangimento, inclusive ela fez isso na presença de outro aluno. Meu filho chegou a conversar com a coordenadora da escola e a mesma permitiu que ele fosse de calça jeans para as aulas e a mesma disse que tentaria providenciar alguma calça pra ele. Mas mesmo assim, a diretora chamou a atenção dele.
Ah sim, bem antes do ocorrido ele foi por algumas vezes até a secretaria da escola para mencionar o problema e pedir uma calça emprestada, e sempre dizem que não tem do tamanho dele e que eu devo comprá-la.

Alertamos essa mãe de que o uso obrigatório do uniforme é proibido pela Lei Estadual 3.913, publicada do lado direito do blog. Ela ameaçou denunciar a escola e "milagrosamente" recebeu uma calça "de presente"... Dando-se por satisfeita, essa mãe pede para não mencionar o nome da escola, pois ela seria facilmente identificada e o filho perseguido.

Tudo isso nos deixa profundamente tristes e nos dá a sensação de estarmos trabalhando em vão, há tantos anos... O espírito de cidadania dos pais não costuma ir além da satisfação dos seus próprios interesses. E o pior de tudo é a Secretaria da Educação, que deixa a lei virar papel de embrulho. Todos, na SEE, sabem que a maioria das escolas exige o uniforme. Só falta haver pessoas ganhando dinheiro com esse esquema nos próprios gabinetes. Duvida?... E alguém vai investigar? rsrs

Leia mais posts da série A escola em raio X:

Comentários

cremilda disse…
Funciona assim mesmo....
Ser humano na sua fragilidade.
Por outro lado como exigir que a mãe seja corajosa e coloque a cabeça do seu filho a premio ????
Acredito que é a mesma estória de quem faz justiça com as próprias mãos.Não acredita no poder consittuido.
Se essa mãe der o nome da escola assumir a denúncia, no momento não teria como peitar a banda podre que está imperando na escola pública. POR ENQUANTO, MUITO POR ENQUANTO.
Está muito longe do que precisamos e queremos, mas se considerar que a direçao da escola siquer atendia as minhas ligações...até que andamos.
A simples menção de nosso nome já dá um "frisson" na cambada, é um bom sinal..