Tudo, na escola, é pedagógico... ou não.


Recebemos a mensagem de mais uma aluna sobre a questão do uniforme, de longe o assunto mais "importante" numa escola falida. Escolhemos esta mensagem para publicação, porque mostra claramente a boa educação da aluna e, na outra ponta, o autoritarismo e a hipocrisia da escola. Quando se fala que a obrigação de educar cabe à família, não se leva em conta que TUDO, NA ESCOLA, É PEDAGÓGICO, ou não...

A aluna é inteligente e soube pesquisar no blog: encontrou a Lei 3.913 e questionou o uso obrígatório do uniforme. A lei não se aplica ao Estado de Minas Gerais, mas ela pode se consolar: aqui também não é respeitada, rsrsrs. (Rindo para não chorar, em um país onde as leis não passam de papel de embrulho)

Essa aluna vai precisar tomar muito cuidado, pois poderá vir a ser fortemente perseguida pela direção da escola. Aluno inteligente e questionador corre o sério risco de ser expulso da escola. Isto é Brasil!

Sou estudante do ensino médio de uma escola Estadual de Minas Gerais.
Hoje ao ir a escola fui barrada pela vice diretora com a seguinte fala :" Você sabe que não pode usar blusa indecente aqui na escola". Isso foi dito porque eu estava usando uma blusa de alça, mas sem nenhum decote nem mostrando a barriga. Fui mandada embora porque não tenho o uniforme, estava com o dinheiro para comprar, mas a escola não tinha disponivel e mesmo assim fui mandada embora. Nas regras da escola diz que não pode ir de blusa de alças mas não tenho blusas como ela exige e fui com a que tenho, pois estava a espera do uniforme.
Fico intrigada com essas regras, pois o aluno a respeita e ao contrario os educadores vão de blusas decotadas e de alças. Os direitos não são iguais?

Mas na Lei nº 3.913 diz: Artigo 1º – Aos estabelecimentos oficiais de ensino do Estado fica proibido instituir o uso obrigatório de uniforme.
Então fiquei com dúvidas se estou certa ou errada. Diante desse caso gostaria de um esclarecimento dizendo se a atitude da vice diretora foi correta ou não.
Desde já, obrigada !

Aluna de Minas Gerais

Comentários