Oraçao do professor


por Antonio Pedro Schlindwein

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar. Aprender o amor de ensinar.

Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.

Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe.
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
mas cresçam e se abasteçam da humildade.

Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste, mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende precisa ainda mais de mim
e que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.

Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
para que eu possa trazer o novo, a esperança
e não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender.
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

Comentários

Anônimo disse…
01 aula por dia!

Venho aqui aproveitar o espaço deste fórum para manifestar minha indignação contra estes diretores malucos que fazem estes horários malucos que só prejudicam os professores...

Pois é, tive que completar minhas 20 aulas (que é o mínimo) em outra escola, pois na escola que tenho sede só consegui 18 aulas de manhã.

Fui até a diretoria de ensino e na única escola de minha cidade que ainda tinha aulas, peguei 03 aulas à tarde.

Me dirigi até esta escola para apresentar-me e ali a diretora mostrou-me que o horário já estava pronto e sem possibilidade de mudança.

Resultado: Gastarei passagem de ônibus em três dias para dar 03 aulas...

Como o valor da hora-aula é aproximadamente 6 reais e gastarei com a passagem de ônibus 5 reais (2,50 p/ ir + 2,50 p/ voltar), ganharei 1 real em cada dia trabalhado nesta escola...

Eu fui obrigado a pegar aulas em duas escolas,e essa escola da tarde distribuiu as 03 aulas deste jeito (1 em cada dia e ainda nas últimas da tarde para me fazer ficar disponível para o estado o dia todo).

Será que por 1 real (que é o que vai sobrar depois que eu descontar o dinheiro do ônibus) compensa aguentar 40 ou mais adolescentes por 50 minutos???????


E depois reclamam quando os professores faltam?

Esse governo não tem um mínimo de vergonha na cara mesmo.