Viva o jeitinho!!!


O Brasil é esse país singular onde aluno da rede pública de ensino é cobaia de tudo:

- cobaia da educação física, disciplina que consiste em largar a classe na quadra da escola chutando uma bola, para experiências de “socialização”;

- cobaia de uma nova maneira de pesquisar, sem biblioteca, sem computador e sem orientação;

- cobaia da educação “religiosa”, disciplina criada para inglês ver que o Brasil é o país do ecumenismo;

- cobaia de práticas pedagógicas como a “Justiça restaurativa”, oriunda da Nova Zelândia.

A última moda é a inclusão da sociologia e da filosofia nas escolas de Ensino Médio. Essa vai ser top de linha em termos de improvisação. Pasme: a inclusão das duas disciplinas tornou-se obrigatória após um debate de décadas e mesmo assim:

- O Brasil precisa de 15 vezes mais professores de filosofia e 40 vezes mais de sociologia para que todas as escolas de ensino médio passem a ter aulas das duas disciplinas.

- Hoje o País tem 20.339 professores de sociologia atuando nas escolas, no entanto, só 12,3% são licenciados na área. O restante é graduado em história, geografia, português... Em filosofia, o número atual é de 31.118, sendo 23% com a licenciatura específica.

- Um estudo feito pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que, além da falta de docentes, há material didático insuficiente e poucos estudos sobre um currículo atual de sociologia e filosofia.

Adivinha quem vai se beneficiar com essa barafunda? Para variar, os sindicatos de professores, que estão se agitando para descobrir “como ensinar as disciplinas”. E, principalmente, os políticos por trás dessa legislação, que terão os professores como cabos eleitorais para garantir sua reeleição.

Quem resume esta “soap opera” é o presidente da Câmara da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), o sociólogo César Callegari: “A falta de professores ocorre em várias disciplinas. Mas o currículo não podia mais ficar empobrecido, sem a sociologia e a filosofia”. Como assim??? O ilustre sociólogo considera talvez que o currículo vai ser “enriquecido” por aulas dadas, talvez, com base no “Mundo de Sofia” ou em apostilas que estropiam conhecimentos e conceitos?

Isto é Brasil-sil-sil, o país onde nenhum sociólogo apresentou um estudo que explique o marasmo em que afunda a educação! Professor César Callegari, que tal fazer essa “lição de casa”, antes de penalizar o pobre aluno com mais abobrinhas?

As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Comentários

Anônimo disse…
Ai!
Anônimo disse…
Que jeitinho aquele jeitinho de roubar dinheiro da APM e depois fazer festa junina para cubrir a fraude. Manda Secretário da Educação investigar para onde esá indo o dinheiro da APM do Lucas Roschel Rasquinho, e da Diretoria de Ensino . Em abril de 2004 um cheque sumiu e até hoje estamos esperando o ladão aparecer,e da Diretoria de Ensino deve ter ido para Suiça. A senhora peça explicação ao Secretário da Educação, o que ele vai fazer com os pais que reclamaram sobre os maltratos da diretora da escola ,por que ela está muito folgada , e anda pelos corredores da escola abraçando e beijando as víimas, e ainda dizendo que tem advogado para lhe defender. Além disso está ameaçando algumas mães que não quiseram enrar em acordo com ela,usando meios ilegais com ......... não posso falar . Sou anõnimo porque enho medo da equipe da diretora , tem coisas do outro lado, e não podemos confiar. Acho que aquelas mães tiveram coragem demais de faze udo aquilo , colocaram suas cabeças em risco.,ma a única coisa que resta agora é a Secreáia da Educação faze uma limpeza naquela escola paa que as maes fiquem mais tanquilas. Tem um pessoal que rabalha nos onibus morre de medo dela ,estao vendo as coisas erradas e ficam quetos,poque senão ela bota os ptbull para matar. È por air mesmo, atavé de muias denuncias anonimas é que a polícia chega lá, porque não pode fazer isso agora nessa escola , lá a sindicancia deve ser feita pela Polícia.
Anônimo disse…
fofinho

D.Giulis a senhora esqueceu e colocar a nota do Lucas oschel asquinho, sou pai de aluno e depois de saber de uma enunião que aconteceu na escola, fiquei peocupaa com o meu filho que estuda lá, e que por várias vezs também já passou por vexams e peseguiçõe nessa escola, agoa paece que estão ando um tempinho a diretoa está andadando pelos corredores da escolas abaçando os alunos e chamando de beu bem, mas tudo isso é safedeza dela , ela não passa de uma piranha e safada, mal educada , bua com os alunos , so rir paa os puxa-saco feliz dela , como não sou puxa-saco ela me rta como e fosse um cachorro. Toas as vezes que fui chamado para resolver problema do meu filho fui humilhado , uma vez tive que pagar uma carteias que foram quebadas , sem ter sido meu filho e ela até me ameaçou de chamar a policia, eu acho que ela tem alguma coisa com polícia, porque eu vejo sempro os policiai escoltando a mergera, moro aqui no Colonia Paulista fiquei sabendo do seu sie, araves de pessoas do bairro ,mas não vou me idenifica porque tenho medo ali o poder e duvidoso, tem coisa que não deveria ter , que na escola publica é complicado, espero que voce outos que trabalham com isso possa ajudar essa gente . Essa diretora também esá tentando se livrar de um processo , pedido aos pai pelo amor de Deus para perdoar o que ela fez, mas aquele que fizer isso está cavando a sua cova.Eu já sofri demais nas unhas dessa mulhe,éla é incompetente não serve para dirigir escola, ali se não limpar não vai adiantar , não é so ela tem mais pessoas junto com ela e muito poderosa , adivinhe, não preciso falar. Estou aqui me desabafando , graças a Deus encontrei o seu ite paa eu falar a verdade.
em mais em abril do ano de 2004 roubaram um cheque da gaveta dela e ela asim disse ela ,mas não foi procua o ladrão, esse chque ea da APM , depois disse que ia tira a diferença com a festa junina , o chque foi sacado na boca do caixa e nínguem ficou sabendo quem era o ladrão . Não pode ter sido ela foi ela mesma? Ou será que foi os cupicha dela e ela quis esconder? O ROUBO HOUVE A POLICIA PODE INVESTIGAR QUE VAI ACHAR !
Olha aqui essa mulhe também está envolvida com roubos na Delegacia de Ensino , eu fiquei sabendo ela e o Dirigente . Será que mandaam o dinheiro para a Suiça? Alguém ai tem qu cair em cima matando .
Por favor vá enfrene espero. Disseramque tem outro site para agente reclamar mais não sei qual informe para o fofinho so não vou dá meu nome pór medo , mas muitas denuncias anonimas são investigadas e dá certo , a deununcia anonima também deve ser investigada . Obrigado. minha aliada.

Em: 26/07/2008 21:13:10
Giulia disse…
Gente, tão logo a reunião fique marcada vou avisar todo mundo! Mas as denúncias têm que ser mais claras, com datas, testemunhas etc. É assim que a gente tem feito e tem dado certo.
Anônimo disse…
Denuncia anonima também deve ser investigada nem que seja trote, e nesse caso aqui não é trote , é so querer e achar ,
Se esse coordenador não fizer nada , em que vamos confiar ? já não se acredita na polícia, nos políticos e se não acreditar mais na educação , então será o fim....
O conselho Tutelar também deve ser denunciado art 70.
Nesse caso ai deve ser investigado.
Anônimo disse…
O Senhor José Benedito vai ter que dá uma resposta para a Comunidade do Colonia Paulista sobre a reunião que aconteceu no dia 10/06/2008, seja qual for a resposta.Essa resposta deve ser por escrita, porque so depois da posição dele é que vamos tomar providencias,Já faz mais de 45 dias e ele não se pronunciou.Espero que ele tome providenciaa, porque ali naquela reunião não tinha ator e nem atriz
apenas os figurantes da diretora.
O Conselho Tutelar de Parelheiros está na moita, não respeita nem o proprio ECA viu e ouviu as denúncias dos pais e se fezeram de surdos. Não entendi o motivo pelo qual o Conselho Tutelar de Parelheiros estava presente naquela reunião, pois não foi chamado por nenhuma mãe.
Ou será que o Conselho Tutelar foi chamado para defender a própria diretora.
Espero que essa reunião seja marcada com urgência para que seja resolvido essa situação,ou pelo menos da continuidade , se assim quiserem.
Giulia disse…
Pessoal, aqui também o problema é o uso do gerúndio: eles "estão marcando", "estão tentando conciliar as agendas", "estão se esforçando"...
Anônimo disse…
Precisa está pedindo a cópia dos extratos bancários dos meses março de 2004 até julho de 2004 da APM do Lucas,para está fazendo uma conciliação bancária.
Sr. Benedito estamos esperando, que o senhor vai marcando a nossa reunião.
porque a diretora está achando que está tudo bem para o lado dela e está cantando e dançando por cima da carne seca.
Enquanto isso o povo está morrendo de ansiedade e esperando o que foi prometidopara a Escola Lucas Roschel.
O tempo está passando.
Deus que vai te abençoando,para que
esteja sempre se esforçando e o agendamento marcando.
Obrigado!
Anônimo disse…
Sr. José Benedito já tem previsão de quando vai começar a sindicância do Lucas Roschel Rasquinho?
Eu acho que ao invés de ser feito uma sindicância devia ser feita uma auditoria nas contas da APM do ano de 2004 até agora ,contratar um auditor que rapidinho ele descobre quem sacou o cheque que sumiu da gaveta da diretora. Esse cheque foi sacado na boca do caixa , nessa e´poca foi uma bolada até boa.
A diretora do Lucas abafou o caso
e fez uma festa junina para cobrir o rombo.agora está esperando o crime prescrever. será que a contabilidade do Lucas não é feito no escrtório do marido dela?Ele é contador. Isso deve ser investigado!
Agora mesmo eu assisti o caso do menino que ficou de castigo na escola e recebeu indenização , me lembrei de uma professora pitbull que tem no Lucas e vive colocando os alunos de castigo, se quiserem é so fazer uma investigação e vai descobrir quem é ,não precisa nem falar o nome dela aqui.
So para lembrar o processo da E.E.Washington deve ser revisto na Diretoria Sul III e lá deve ser feito uma auditoria , não é uma Sindicância da Irmandade.

Lembra Sr. Benedito que eu pedi para o senhor fazer uma pesquisa sem a diretora saber.Faça e verá!
Anônimo disse…
Na minha opinião, sem a inclusão das disciplinas citadas seria impossível deslanchar o processo. Afinal, quem investiria tempo e dinheiro em formação, baseando-se apenas em promessas?

Sou aluno de Filosofia e constatei (em minhas conversas com outros alunos, professores e coordenadores do curso) a repercussão desencadeada pelo fechamento das classes, por parte da Secretaria Estadual de Educação. Na faculdade em que estudo, por exemplo, várias novas turmas de Filosofia deixaram de ser abertas, e outros tantos professores foram demitidos ou remanejados, por tal motivo.

Ou seja, mesmo no contexto da Educação, ainda vale aquela velha máxima da lei de mercado: "oferta = procura". Assim, dando-se o devido tempo, e investindo-se mais em capacitação e melhoria de salários e condições de trabalho, acredito que este problema (a falta de docentes especializados) poderá ser resolvido.