Aluno do CEFET-MG

Caros,

Sou aluno do CEFET-MG, uma escola federal, e no dia 02/06, se passou um episódio comigo e mais dois colegas de classe o qual gostaria de esclarecer. A próxima aula, de física, começaria às 10:40, sendo que o professor pode chegar com até 15 minutos de atraso, então eu e meus dois colegas fomos beber água. O bebedouro mais próximo da sala fica muito, mas muito longe mesmo e quando chegamos na sala era 10:48, estávamos 8 minutos atrasados. O professor então num ato autoritário, se recusou a nos dar lecionar. Nos expulsou da sala com veemência nos fazendo perder dois horários de aula. Ele não nos questionou a causa do atraso e, como se não bastasse, nos acusou de ter saído da sala sem nenhum motivo pertinente, apenas para conversar. Disse também que os alunos não podem sair de sala entre uma aula e outra, sendo que no início do ano letivo, uma das pedagogas responsáveis pela disciplina escolar disse a todos os alunos que não era obrigatória a permanência na sala de aula enquanto o mestre não tiver chegado. Um desses meus colegas que também foram expulsos já havia sido desmoralizado pelo professor, que afirmou que ele não conseguiria passar de ano e que tiraria zero em sua próxima prova. Se o professor pode levar até 15 minutos para entrar na sala, por que afinal os alunos que adentram a mesma dentro desse tempo são punidos? Por favor dêem sua opinião e me digam se estarei no meu direito como aluno reclamando que fui lesado pelo professor, que se recusou a explicar a matéria.

Desde já agradeço,
Gustavo

Comentários

Anônimo disse…
Realmente o Cefet-MG precisa de mudanças urgentes.
Na relação entre alunos e professores e principalmente na direção da escola que hoje esta marcada pelo autoritarismo e arrogância. Todos podem ajudar a mudar, os próprios professores, os funcionários e os alunos. Vote pela mudança.

Que tipo de educação queremos para nós que somos alunos, que tipo de educação nossos pais querem para nós? Que exemplo a atual direção está dando?


PORQUE NÓS, DO CEFET-MG / CAMPUS II, NÃO VOTAREMOS NO FLLÁVIO DOS SANTOS

Porque antes de se candidatar a um novo mandato eLLe tinha a obrigação de PRESTAR CONTA do mandato que finda e não fez.

Porque desde o primeiro dia da sua gestão eLLe dividiu a sua diretoria e excluiu alguns membros que o ajudaram a vencer as eleições, traindo-os, entre eles a profa. INÊS, que foi por eLLe MALTRATADA e HUMILHADA. A continuidade dela na chapa 1, depois de afirmar que não mais disputaria a eleição ao lado deLLe, merece uma explicação pública, pelo menos aos seus amigos que sempre a apoiaram (Poderia aproveitar os debates. Por que só eLLe fala?).

Porque CONCENTROU AS DECISÕES em suas mãos, desprezando as opiniões de seus colegas de diretoria passando por cima dos órgãos colegiados. No CEFET-MG nenhuma decisão dos órgãos colegiados que contraria interesses deLLe é respeitada. ELLe ENGAVETA. ELLe passa por cima.

Porque eLLe é INDIVIDUALISTA e NÃO SABE TRABALHAR EM GRUPO.

Porque eLLe foi um PÉSSIMO ADMINISTRADOR DOS RECURSOS PÚBLICOS distribuídos pelo governo federal a todas as IFES.

Porque é notória a FALTA DE PLANEJAMENTO. Depois de fazer um arruamento no campus II que deixa a desejar, porque não permite manobras e reduz o estacionamento, desmanchou uma parte, logo em seguida, para construir “PUXADINHOS” no local. Devemos lembrar que muitos alunos foram punidos ou ameaçados de PUNIÇÃO porque, na falta de espaço, estacionaram os seus veículos na grama.

Porque ocupa o espaço do campus, destrói o verde, com “PUXADINHOS” para abrigar os amigos em seus FEUDOS.

Porque a sua PROPAGANDA É ENGANOSA. O CEFET-MG DE TODOS, como anunciado, é falso. O CEFET-MG é apenas para alguns, para os seus amigos ou para alguns cursos. A distribuição de verbas, de vagas de professores e outros recursos foi feita APENAS PARA ALGUNS. O resto ficou à míngua. Os cursos abertos durante sua gestão foram para atender aos amigos. O CEFET-MG nas mãos deLLe virou uma AÇÃO ENTRE AMIGOS.



Porque destinou 6 vagas de professores a um Departamento, que tem excesso de professores, enquanto os outros Departamentos são obrigados a trabalhar com ELEVADO NÚMERO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS ou não podem abrir mestrados porque não têm professores. O argumento para dar essas 6 vagas era abrir um doutorado que nem projeto tinha. NÃO SE PAGA DÍVIDA DE CAMPANHA COM RECURSOS PÚBLICOS.


Porque eLLe administra o CEFET-MG como se fosse o QUINTAL da casa deLLe. ELLe ESVAZIOU a Diretoria do Campus II, eleita democraticamente pela comunidade, e transferiu poder para os amigos, gente do seu grupo que nem eleita foi.


Porque ele é VINGATIVO. ELLe PERSEGUE PROFESSORES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS que não lêem na cartilha dele.


Porque os cursos de Engenharia ELÉTRICA e MECÂNICA ficaram à míngua durante TODO o mandato deLLe. Motivo: os professores desses cursos apoiaram outros candidatos na eleição passada. Por isso estão sem laboratório, sem equipamentos, sem professores doutores para abrir um mestrado e tiveram sua única proposta de mestrado (em energia) boicotada por eLLe.


Porque eLLe MASSACROU a ELÉTRICA e a MECÂNICA e agora oferece cargos e vagas de professores em troca de apoio. ELLe se esquece que A NOSSA DIGNIDADE NÃO É NEGOCIÁVEL.

Porque ACABOU COM OS CURSOS DE TECNOLOGIA, não obstante os clamores do Conselho Departamental e dos alunos dos cursos.

Porque eLLe AGE COMO OS VELHOS POLÍTICOS DAS POLÍTICAS SUJAS deste país, que acreditam poder enganar o eleitor com “puxadinhos” mal planejados construídos com dinheiro público às vésperas de eleição. NÃO SOMOS BOBOS NEM AS NOSSAS CONSCIÊNCIAS ESTÃO À VENDA.


Porque a administração deLLe NÃO É TRANSPARENTE. As decisões relativas às construções ou às compras de vulto não são feitas após consulta à comunidade, nem a ela presta conta. FALTA TRANSPARÊNCIA, SIM.


Porque em vez deLLe tentar convencer a comunidade que as acusações de CORRUPÇÃO encaminhadas ao MINISTÉRIO PÚBLICO por funcionários do CEFET-MG são manobras políticas, deveria esclarecer à comunidade as acusações, que, aliás, são graves, o que terá que fazer na justiça. Deveria esclarecer, pelo menos, O CASO DAS CARTEIRAS.


PORQUE QUEREMOS TRANSPARÊNCIA, RESPEITO AOS ÓRGÃOS COLEGIADOS E À COMUNIDADE, PORQUE NÃO QUEREMOS DENTRO DO CEFET-MG A MÍNINA DESCONFIANÇA DE CORRUPÇÃO QUE ASSOLA O PAÍS, PORQUE SOMOS CONTRA A REELEIÇÃO E ESTAMOS CANSADOS DO MALLA MANDAR E DESMANDAR,


NÃO VOTAMOS NELLE.

QUE ELLE NOS DESCULPE, MAS BASTA. EXIGIMOS RESPEITO, TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA, JÁ.

POR UM CEFET-MG VERDADEIRAMENTE DE TODOS
Anônimo disse…
É um absurdo e uma vergonha o que está acontecendo no Cefet/MG hoje.
Fraude em licitações, perseguição de funcionários e até de alunos.

Temos que mudar isso.

Marta
Michelle disse…
Eu acho que você está no seu total direito de reclamar, sim!
PS.: Eu pensava que o CEFET-MG era ótimo e isso e aquilo, porque todo mundo fala bem de lá. Agora que estou vendo como é a realidade dos alunos, fiquei chocada! Nunca imaginei que isso acontecia com os alunos. Agora eu até desanimei um pouco de fazer a prova... Pelo menos os alunos sabem o que querem e reinvidicam.
Até mais!
Anônimo disse…
Os Cefets de MG estão podres por dentro. Diretoria comprando professores, que retaliam os alunos que oferecem perigo à sua manutenção no poder, através de faltas, correções parciais de provas, etc...Dá nojo essa corja que se instalou no poder