A voz do educador 3 - O raro respeito pelo aluno




Felizmente, no meio da avalanche de queixas de pais e alunos a respeito da incompetência pedagógica de escolas públicas e particulares, recebemos também mensagens de bons educadores, preocupados com o aluno e - infelizmente - confirmando as práticas equivocadas de profissionais que não merecem o salário que recebem. A mensagem abaixo é do professor Mauro, que nos escreve do estado da Bahia: 

Sou professor da rede pública estadual na Bahia. Algumas práticas em relação aos alunos estão me incomodando, pois não concordo com as mesmas. Exemplo: professores que por motivação banal (conversas paralelas, brincadeiras etc.) retiram os alunos da sala de aula, deixando-os de fora e inclusive impedindo-lhes de assistirem suas próximas aulas como punição. Outros impedem aos alunos que chegam atrasados e ou que não trazem o material didático de assistirem suas aulas. Por favor, ajudem-me a compreender estas práticas e se estou equivocado em não agir da mesma maneira. EM QUE OCASIÃO O ALUNO PODE SER IMPEDIDO DE FREQUENTAR AS AULAS?

Resposta do EducaFórum:

Prezado Mauro, que prazer receber a mensagem de um professor que pensa e age de maneira correta! Você não faz ideia de como isso é raro... Em nenhuma ocasião o aluno PODERIA ser impedido de frequentar as aulas, isso acontece quando a escola é relapsa e incompetente, e porque muitos diretores e professores não são honestos com os alunos e com a profissão. Aqui em São Paulo temos um bairro inteiro de periferia dominado por maus profissionais que conseguiram afastar - através de calúnias - três excelentes diretoras, apenas por cobrarem deles pontualidade e assiduidade. Infelizmente o corporativismo fala muito alto na rede pública de ensino. E a particular está indo pelo mesmo caminho, temos recebido enxurradas de denúncias! A última moda é a "suspeita" de TDAH em crianças normais, que provoca expulsões de alunos de escolas particulares, a rodo. Parabéns, continue firme em sua postura e procure esclarecer outros colegas, a união faz a força! 


Comentários