Fórum Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, 20 anos cobrando educação de qualidade!


Há exatos 20 anos, neste mês de maio, foi constituído por nós, pais de alunos, o FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO, como ferramenta para cobrar educação de qualidade do poder público e garantir a participação dos pais e da comunidade na gestão das escolas. 

Já cansamos de contar esta história aqui no blog, como você pode ver, por exemplo, clicando neste link: Nós fizemos história, e daí? Por isso, levamos um susto quando fomos informados da "instalação do Fórum Municipal de Educação de São Paulo, em 8 de maio deste ano". Soubemos aliás dessa "instalação" na mesma data, 8 de maio, durante a 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Educação, na Câmara Municipal de São Paulo, por um representante da Secretaria Municipal, justificando a ausência do Secretário Cesar Callegari à reunião, pois estaria naquela mesma hora fundando o tal fórum... Respondemos que muito estranhamos tal "fundação", já que essa atitude havia sido tomada há exatamente 20 anos por nós mesmos, representantes da sociedade civil, pais de alunos isentos de qualquer vínculo com o poder público. Veja  abaixo o vídeo com nossos questionamentos.



O mais estranho de tudo isso é que o hoje Secretário Municipal Cesar Callegari era na época deputado estadual e caminhou em paralelo conosco na cobrança pelas verbas da educação estadual, quando o FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO provocou o Ministério Público questionando o desvio e a manipulação das verbas destinadas ao ensino, tanto em nível municipal, quanto estadual. Por isso mesmo, Cesar Callegari nos conhece bem e de longa data! Que novo fórum é esse, que surge como iniciativa governamental, quando já existe outro atuando há 20 anos, através de entidades representativas da comunidade escolar, debatendo assuntos de vital importância para a educação? Ainda aguardamos um posicionamento do hoje Secretário, pois temos a grande preocupação de que esse novo fórum possa vir a ser mais um reduto da corporação, excluindo os pais e a comunidade dos debates fundamentais que definirão o Plano Municipal de Educação!

Tem mais: no próprio dia 8 de maio, a Comissão de Educação da Câmara convidou o FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO - o nosso - a fazer uma apresentação em sua próxima reunião, que foi realizada dia 15 de maio. Comparecemos e aí está o vídeo gravado para mostrar que nossa apresentação, mesmo sendo o primeiro item da pauta, foi deixada por último, faltando 12 minutos para o início da reunião geral dos vereadores no plenário, quando seria impossível apresentar o power point com o histórico e as conquistas do Fórum nestes 20 anos.






Entendemos que houve desrespeito para conosco, mas o presidente da Comissão, vereador Reis, esclareceu que as quartas-feiras são os dias de maior movimento na Câmara, assim comprometeu-se a agendar nova data, para que o Fórum tenha ao menos meia hora para apresentar sua trajetória e propostas, que estão sendo levadas nas audiências públicas do Plano Municipal de Educação.

O que nos impressionou, no decorrer da reunião, foi a pobreza dos Projetos de Lei apresentados por diversos vereadores, alguns visando a mudança de nomes de escolas e tomando até meia hora de discussão. Pior do que isso foi a apresentação de projetos que contrariam o estado laico, por exemplo, caracterizar o culto evangélico como "patrimônio da cidade de São Paulo".

No final, os vereadores disseram que essa fora "a primeira vez" que a sociedade civil teve voz dentro da Comissão... Isto mais uma vez mostra que o Brasil é um país sem memória, pois nós do FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO já participamos de muitas e muitas reuniões da Comissão de Educação da Câmara durante os últimos 20 anos, principalmente quando a presidente era a vereadora Ana Maria Quadros, professora muito preocupada em ouvir a comunidade sobre suas demandas educacionais.

Leia, clicando neste post do Movimento COEP, nosso parceiro no Fórum, o documento entregue  por nós aos vereadores da Comissão de Educação ao final da reunião, mostrando resumidamente o histórico do FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO e as propostas que serão então apresentadas na próxima reunião a ser agendada.

O resumo desta "ópera" é que estamos voltando à estaca zero!... Teremos que iniciar novo trabalho de comunicação e cobrança da Comissão de Educação, estando sempre presentes em suas reuniões e garantindo que os assuntos em pauta sejam de real interesse da comunidade escolar. Veja abaixo uma foto que saiu na mídia, do novo fórum "chapa branca" fundado pela Secretaria Municipal de Educação. Na mesa, o Secretário Municipal Cesar Callegari, o prefeito Fernando Haddad, o Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Educação, João Palma, o Presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Reis, e o presidente do Conselho Municipal de Educação, João Gualberto de Carvalho Menezes. 





Esclarecemos que este EDUCAFÓRUM foi criado no ano 2000 a partir da revolução tecnológica, sendo um "filhote virtual" do FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Através do e-mail educaforum@hotmail.com passamos a receber denúncias e pedidos de esclarecimentos de pais e alunos, não apenas de São Paulo, mas de todas as regiões do Brasil. Entretanto, nossa atuação mais forte é mesmo em São Paulo, levando as reivindicações de pais, alunos e comunidade para as Secretarias Estadual e Municipal da Educação, cobrando providências. E agora, a partir do dia 8 de maio, estamos presentes às discussões do Plano Municipal de Educação de São Paulo.

IMPORTANTE: a próxima audiência pública sobre o Plano Municipal de Educação de São Paulo é hoje, às 19:00, veja abaixo a chamada. O tema é FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO. Procure comparecer: todo cidadão tem livre acesso à Câmara Municipal de São Paulo! Se não puder ir, assista a transmissão ao vivo pela internet no site da Câmara: http://www.camara.sp.gov.br/

COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Data: 23/5/2013
Hora: 19:00 hs
Local: Plenário 1º de Maio - 1º andar
Endereco: Viaduto Jacareí, nº 100 - Bela Vista - CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO ANCHIETA

PL 415/2012 - Autor(es): GILBERTO KASSAB
aprova o plano municipal de educação da cidade de são
paulo para o decênio 2011-2020

Comentários