O que é pior: AULA VAGA ou aula ruim?...





Por que  aula vaga  é  pior do que  aula  ruim? Pela lógica, ficar sem aulas poderia ser melhor do que receber aulas ruins. Afinal, a soma de aulas ruins arruína a vida escolar do aluno...

Entretanto, a observação mostra que as aulas do professor que falta muito costumam ser ainda piores do que as aulas ruins de professores que faltam menos. Por uma simples razão: se falta continuidade na sequência pedagógica, também fica difícil a avaliação do que o aluno aprendeu. Professor que falta muito não consegue manter a continuidade e precisa voltar aos assuntos mais vezes. A avaliação também é mais difícil, pois o que o aluno aprende hoje ele vai esquecer rapidamente, se não houver revisão. Tem mais: na hora da revisão, por onde começar?...

No final da década de 90 provocamos a mídia para fazer uma matéria sobre AULA VAGA, essa expressão ainda hoje proibida na rede pública, por caracterizar oferta irregular do ensino, que constitui crime. Na época, o PaisOnline havia lançado um formulário para os pais preencherem as aulas vagas dos alunos por disciplina, dia a dia, bem bonitinho e com fórmulas que puxavam as somas a cada mês. Muitos pais tinham receio de divulgar o formulário, outros não sabiam lidar com ele e ficavam confusos se, por exemplo, festas, projeção de filmes e tapa-buracos, como bate-bola na quadra, deveriam ser considerados aulas vagas ou não. Por isso não conseguíamos apresentar dados concretos que comprovassem a percentagem de aulas vagas na rede pública brasileira que, de forma pragmática, estimávamos entre 20 e 40%, portanto, na média, 30%. Também provocamos o INEP, que como sempre se fez de surdo. No final, a Folha de São Paulo resolveu publicar uma matéria arriscando 20%, uma percentagem baixa mas que despertou muita polêmica,  por não haver comprovação dos dados.

No último dia 1º de dezembro, a Folha de São Paulo publicou uma análise de Naercio Aquino Menezes Filho, professor do Insper e da Usp, dando um quadro incrivelmente mais sombrio do que o nosso, feito há mais de uma década... O artigo foi uma resposta a uma matéria sobre escolas particulares com mensalidades baratas, porém, em média, com infraestrutura pior do que as públicas. Por que, então, os alunos de tais escolas particulares apresentam desempenho melhor que os da rede pública?... A resposta está no fenômeno da AULA VAGA, que praticamente não existe na rede particular, mesmo nas piores escolas, pois quando os professores faltam eles são demitidos, enquanto na rede pública não há fiscalização nem punição.

Agora pasme para o estudo apresentado pelo professor Naercio e realizado em uma amostragem de escolas públicas:

Nas escolas mais problemáticas, os alunos tiveram apenas 1 hora e 17 minutos de aula por dia, em média. Então, mesmo o aluno tendo direito a 5 AULAS DE 50 MINUTOS POR DIA, nessas escolas ele está recebendo apenas UMA AULA E MEIA POR DIA. 

Nas melhores escolas da amostra, o tempo efetivo de aula foi de 2 horas e 13 minutos, ou seja, o aluno recebe pouco mais de DUAS AULAS E MEIA POR DIA.

Resumo da ópera: na melhor das hipóteses, o aluno de escola pública teria METADE DAS AULAS, ou 50% DAS AULAS diárias.

Durma-se com um barulho desses! Ficam duas perguntas que estamos encaminhando ao professor Naercio, especialista em políticas públicas:
  1. Onde foi realizado esse estudo e qual a amostragem?
  2. Por onde começar a promover uma mudança na legislação que impede a demissão do professor, no caso, funcionário público?
 Cabe observar que nem todo funcionário público é efetivo, aliás, na educação a minoria dos profissionais o é. Veja o que costuma acontecer aos bons diretores de escola que se atrevem a demitir os professores não efetivos, quando não demonstram assiduidade, pontualidade e resultados: Diretoras afastadas por intrigas de maus profissionais e da APEOESP.

Refrescando a memória, o antigo e "eterno" artigo AULA VAGA: você sabe o que é isso?


Comentários

cremilda disse…
Giulia.
Estou em pé por misericórdia de Deus e as orações dos amigos, mas o caso da professora ameaçada de morte, era para você que o Tertuliano queria dar. Ele só me pediu porque não conseguiu falar consigo.
Segundo ele a professora foi na Delegacia e o delegado recomendou que ela divulgasse o fato.A grande imprensa não está nem aí, então ele achou que seu blog seria uma grande pedida.