Mídia nota Zero ou Dez?...


De vez em quando - muito raramente - aparecem pronunciamentos que nos fazem acreditar na mídia brasileira. Geralmente são publicados em canais alternativos, pois a grande mídia sofre de uma podridão que já cansamos de comentar.

Vejam por exemplo a pérola encontrada pelo amigo Mauro Alves da Silva (aquela figura odiada por uns e amada por outros). O Mauro, atrás de seu jeito gélido e legalista, esconde grande sensibilidade e de vez em quando traz matérias que agregam valor a discussões geralmente estéreis, como a da redução da idade penal.

Clique neste link para ler o texto da jornalista Elaine Tavares Quando o "menor" não é meu, sobre uma questão bem atual: numa das escolas top de Florianópolis (onde Elaine vive) ocorreu o estupro de uma aluna por um grupo de colegas. O assunto foi abafado na mídia, não para preservar a identidade dos adolescentes, como determina o ECA, mas porque os garotos envolvidos são filhos da "elite" da cidade. Elaine questiona justamente o intuito do jornal local, ao dar apenas uma nota para o acontecimento, quando fatos envolvendo menores carentes ocupam grande espaço na mídia e levantam a questão da redução da idade penal, essa "solução" aclamada pela sociedade brasileira para acabar com a criminalidade. Infelizmente, fatos como esses nunca são discutidos com maturidade na mídia brasileira, que faz coro à sede de sangue infantil e juvenil de nossa sociedade pedófoba. Sempre - é claro - desde que o "menor" não seja filho de quem pede a redução da idade penal...

A Elaine é uma exceção que confirma a regra: criticada por sua posição política por analfabetos funcionais que não sabem ler um texto sem deixar de lado seus preconceitos, faz uma excelente análise do assunto tratado em sua matéria. Se o jornal tivesse a intenção de preservar a identidade dos adolescentes, que não poderia ser violada antes de um julgamento justo, mereceria nota dez. Mas, em se tratando do velho hábito de abafar um assunto que poderia incomodar alguns poderosos, merece nota zero.

Merece nota zero também toda a grande mídia que abafa assuntos como esses que já cansamos de trazer aqui:

Violência na escola
Os marmanjos que mamam
Secretário "da educação" xingando alunos
Aluna de sete anos atrás das grades
Em tempo: o Mauro lançou mais um vídeo muito interessante, justamente sobre o estupro em Florianópolis e a "estranha" omissão da emissora RBS, que pertence à rede Globo. Vejam aqui.



Ah, segue novamente um vídeo antigo que havia se perdido:


Comentários