Nosso trabalho não tem preço!


Sem nada de bom a comemorar, resolvemos publicar novamente uma mensagem que postamos na Páscoa passada, pois responde a questionamentos que nos são feitos diariamente por muitas pessoas que acompanham este blog:

Alguns “anônimos” estão batendo na tecla “de onde vêm os recursos para o nosso trabalho”. É impressionante a pobreza mental de quem pensa que todo trabalho só tem utilidade se for remunerado em $$$, ou seja, que TODOS SE VENDEM POR DINHEIRO.

Existe também uma vertente que valoriza o trabalho voluntário somente se der “status”, como, por exemplo, participar da comissão de direitos humanos da OAB, da qual me desliguei porque se resumia em fazer lanchinhos, para depois boicotar propostas sérias como responsabilizar o poder público se uma criança é obrigada a andar 3 km para frequentar a escola.
Uma outra vertente gosta do trabalho voluntário lançado pela mídia, como por exemplo o projeto Amigos da Escola, que só serve para alimentar a malemolência do nosso poder público e apaziguar algumas consciências semi adormecidas. Certas pessoas não conseguem acreditar que alguém possa manter um site ou um blog, que possa subir morro para visitar famílias ou se deslocar para órgãos públicos... de graça. Então esclarecemos:

Nosso trabalho não está à venda porque... não tem preço!

A humilhação, exclusão e expulsão das nossas crianças e adolescentes da escola, isso sim, tem para nós um custo imenso.

Qual o valor de reintegrar uma criança expulsa da escola? Qual o valor de conseguir a rematrícula de um aluno? Qual o valor de garantir a uma criança vaga em escola próxima à sua residência? Qual o valor de afastar da escola uma diretora autoritária ou corrupta? Nada disso tem preço, porque se trata do direito líquido e certo à educação, garantido na Constituição.

Para finalizar, uma mensagem que recebemos mês passado e havíamos decidido não publicar, mas que agora pode esclarecer melhor nosso relacionamento com as pessoas que procuramos auxiliar:

Eu gostaria de deixar aqui expresso o meu agradecimento para o EducaFórum que com sua atenção conseguiu que minha filha não perdesse um ano letivo que é tão importante. Pessoas como vocês acima de tudo tem esforço pois são voluntárias e conseguiram resolver o meu problema que quem realmente tinha o "poder" não fez,seja lá por qual motivo. Vocês sendo voluntárias conseguiram sanar o meu problema, enquanto quem deveria me auxiliar me mandava de um lugar para outro sem nenhuma solução. Mais uma vez obrigada, é de pessoas como vocês que nosso país precisa. A funcionária da escola me questionou se a minha filha realmente estava matriculada, não acreditando que vocês tinham conseguido a vaga, pois eu já havia ido tantas vezes nessa escola que elas já me conheciam. Parábens a vocês pelo seu empenho e dedicação.

Vanderléia

Comentários

Metas - Bernake disse…
Maravilha, o melhor é ver como as pessoas que tratam os humildes com descaso ficam quando esses alcançam o que procuram.

Parabéns novamente pelo trabalho e concordo plenamente com o Artigo, mas graças ao nosso Criador, ainda podemos encontrar pessoas que se preocupam com os outros e não apenas consigo próprio.

E quão bom e gratificante é ver a felicidade dos outros quando são ajudados.

Como vc disse, isso não tem preço.