Paixão pelo ensino e respeito pelo aluno


Finalmente estão sendo divulgados os dados oficiais do Ideb e "nossa" escola está classificada como a melhor do Brasil! Leia a matéria
Só 0,2% das escolas públicas tem desempenho de país desenvolvido, que o jornal O Estado de São Paulo publicou hoje ttp://www.estado.com.br/editorias/2007/06/21/ger-1.93.7.20070621.12.1.xml

Aqui no EducaFórum torcemos por todas as escolas do País, porque recebemos mensagens de todos os Estados e de muitos municípios, mas essa escola já havia chamado a nossa atenção há tempo. Já em 30 de outubro do ano passado publicamos o post Aqui se aprende!, mostrando que seriedade, empenho e simplicidade podem dar excelentes resultados na educação. Eu, pessoalmente, não acredito que em um país de tamanhas proporções se possa eleger uma "melhor escola". É claro que podem existir diversos modelos de sucesso e o ideal é que cada modelo seja adequado à comunidade em que a escola se insere.

Mesmo assim, a escola que chamamos de "nossa" é o CIEP 279 “Professora Guiomar Gonçalves Neves”, em Trajano de Moraes, localizado a 185 km do Rio de Janeiro.

Não vou aqui repetir tudo o que já foi relatado sobre essa escola em outubro.

Se estou voltando ao assunto é porque, de acordo com pesquisas recentes, as escolas públicas mal classificadas não se interessam em conhecer os modelos bem sucedidos, o que é um absurdo, pois as avaliações servem para fazer comparações e corrigir falhas. Até poucos anos atrás, não existiam no Brasil índices de avaliação da qualidade do ensino. Hoje já existem o Saeb, o Saresp, a Prova Brasil e o Pisa, que tiveram o grande mérito de dar um "susto" à sociedade, na medida em que foi possível uma comparação realista entre estados, municípios e inclusive países. Sem esses índices, não seria possível fazer uma matéria como essa que o Estadão publicou hoje, francamente assustadora. Mas de que adiantam as avaliações, sem que se tomem medidas para corrigir as falhas?

É por isso que no EducaFórum nos esforçamos para divulgar esses modelos bem sucedidos. O Ciep de Trajano de Moraes foi classificado com Ideb 8,5, superior ao da Holanda. E, mesmo em um país imenso como o Brasil, um colégio como esse poderia ser encontrado em qualquer Estado ou município, pois não é pequeno demais, como algumas das outras escolas classificadas no ranking, e nenhum de seus professores ainda concluiu o Ensino Superior! (A maioria deles deverá se formar este ano.) Mas o que realmente chama a atenção é a grande conquista desse Ciep: a
PROGRESSÃO CONTINUADA, praticada com seriedade dentro do princípio que sempre defendemos aqui:
Progressão continuada = Avaliação contínua + Recuperação contínua

O Ciep de Trajano de Moraes é o exemplo vivo de que a educação de qualidade depende de vontade, planejamento e esforço, mas, para atingir o topo, só isso não basta. Nessa escola percebem-se dois elementos que fazem toda a diferença: paixão pelo ensino e respeito pelo aluno.

Comentários

Jersy disse…
No post "Aqui se aprende" você citou:

"estudam em período integral no sistema de ciclos"

Como funciona exatamente isso Giulia?
Anônimo disse…
Vocês sabem quantos alunos têm, em média, cada sala de aula do CIEP de Trajano de Moraes?