Gestão participativa


Leia, na página de textos, nosso artigo
Gestão participativa na escola: a exclusão da comunidade, publicado no livro Educação 2007, da Editora Humana, www.humanaeditorial.com.br

O texto conta com a colaboração dos nossos parceiros PaisOnline, Comunidade de Olho na Escola Pública, Grupo de Trabalho para o Fechamento da Febem, Glória Reis e Cremilda.

O artigo é fruto das nossas experiências de pais de alunos de escolas públicas e oferece soluções simples e eficazes, que dependem porém de...vontade política.

Àqueles que acham "um absurdo" os pais quererem participar da gestão da escola, damos três respostas:

  1. Essa é a solução mais sensata para retirar a educação do marasmo em que se encontra, pois os pais são os maiores interessados na formação de seus filhos.
  2. Se os professores e diretores de escola tivessem seus filhos na rede pública, eles também seriam "pais gestores", não é? E, certamente, a escola seria muito melhor gerida. Portanto, um dos maiores problema da rede pública é o fato de...os filhos da classe docente estudarem na rede particular.
  3. Esta resposta é decorrente da anterior: na situação crítica em que se encontra a educação deste País, não faz o menor sentido professores e diretores entenderem a participação dos pais na gestão da escola como uma "invasão" e muito menos se melindrarem com essa determinação constitucional.

Comentários