2ª Vitória do ano!


Este ano começou bem! Janeiro ainda não acabou e tivemos nossa segunda vitória do ano. (Leiam sobre a primeira no post de 03/01.)

Acabamos de receber a seguinte mensagem de Marcel Guazzelli, o aluno do ProUni de que falamos no post de 22/01:

Venho por meio deste e-mail agradecer-lhes ter despendido uma parte do seu tempo em me ajudar. Muito poucas pessoas no mundo fazem isso por outra pessoa, muito menos por quem nem ao menos conhecem. Ontem, 29 de janeiro, fui desvinculado da faculdade que me emperrava e já é certeza que vou começar a estudar na Braz Cubas. Não tenho palavras para descrever quão grande foi seu gesto em acolher meu pedido e quão agradecido estou por ter me ajudado. Agradeço a toda equipe do seu blog. Muitíssimo obrigado mesmo!

Marcel, você quer nos fazer chorar!!! Saiba que somos uma turma de comadres choronas (mas também pentelhas...). Nós é que agradecemos a sua coragem de ir à luta contra a tremenda bur(r)ocracia destepaizzz, onde a mão direita não sabe o que a esquerda faz e, quando sabe, nem sempre é coisa boa!

Quando decidimos dar continuidade a este trabalho, mesmo com nossos filhos já formados, pensamos justamente em pessoas como você, persistentes e corajosas, quando muitos se acovardam e esperam a banda passar. Assim nasceu este blog CHATO, mas que consegue resolver problemas burocráticos porque usa justamente as mesmas armas dos burocratas: a paciência, o cansaço e a chatice, mas buscando sempre ARGUMENTOS CONSISTENTES. É com nossas INTERMINÁVEIS MENSAGENS CHEIAS DE INFORMAÇÕES LEGAIS, que conseguimos dobrar as autoridades responsáveis, pois de uma coisa você pode ter certeza: a única coisa que os bur(r)ocratas receiam é serem questionados, cobrados, desmascarados e, finalmente, punidos.

Mas esta vitória não é somente sua e nossa. É também da nossa maior parceira: a INTERNET. É ela que permite divulgar nossas mensagens em tempo real para todas as autoridades responsáveis, que não podem mais negar o recebimento, pois COPIAMOS TODAS AO MESMO TEMPO! Foi-se o tempo em que íamos de gabinete em gabinete, protocolando papéis que acabavam no "buraco negro". Hoje não precisamos levantar da cadeira para nos comunicar com quem quisermos. E sabemos que muitas autoridades ficam com a bunda grudada na cadeira todos os dias, para saberem o que falamos (de mal) a seu respeito. Muito bom, muito bom!

Então, caro Marcel, agora esperamos que você se torne dos nossos. Você, que percebeu como vale a pena lutar pelos próprios direitos e encontrou uma saída inesperada para o seu problema (hoje expirava o prazo para a solução do seu caso), aprenda a ter a enorme satisfação de ajudar outras pessoas na luta por seus direitos. Não há $ que pague!

Comentários

Ricardo Rayol disse…
Parabéns Giulia... vou tentar divulgar mais seu trabalho no indignatus... se pudesse me passar um resumo eu publico
Giulia disse…
Olá, Ricardo, obrigado pela sua presença constante neste blog. Você é dos poucos que sabe valorizar uma boa notícia! Pode reparar que em geral as pessoas gostam de comentar as "desgraças", mas poucos se alegram com as soluções. É um trabalho difícil, este nosso, por ser impopular. Em primeiro lugar, na cabeça do brasileiro está gravado que "quem entende de educação tem que ser profissional". E nós somos apenas pais de alunos. Em segundo lugar, em cada boa família brasileira tem algum professor ou profissional da educação, que está sempre chorando as mágoas e se fazendo de coitadinho porque "ganha pouco". Pode parecer uma visão simplista, mas este é o motivo pelo qual a escola é intocável neste País. Todos os índices (Prova Brasil, Saresp, Saeb etc.) mostram uma situação pra lá de caótica, mas a população não consegue se indignar! Sabe por que? Porque no churrasco da família X ou Y o professor presente põe a culpa no governo, na progressão continuada, no aluno que é bagunceiro, na falta de salário... É por isso que não adianta divulgar o EducaFórum fora do blog. A classe média, que faz questão de manter seus filhos na rede particular, não dá a mínima pelo que acontece na rede pública - ou melhor, só se compadece das tiazinhas que aparecem nas reuniões familiares. A mídia também só quer saber de mostrar os horrores para aumentar o ibope e essa colher de chá nós não damos, pois sabemos muito bem como os alunos e os pais são tratados dentro da escola, depois de saírem no jornal: perseguições e represálias neles!
Por isso o nosso trabalho é aqui mesmo, no blog, e tem crescido muito. Tem sido árduo, mas é gratificante e multiplicador. Esse garoto do ProUni, por exemplo, nos escreveu que se animou a nos procurar lendo as outras denúncias que conseguimos solucionar. O nosso é um trabalho de formiga, mas funciona. Já nos propuseram para virarmos "ong" ou para nos candidatarmos a cargos públicos, mas nada disso nos interessa. Queremos ficar em nosso canto e continuar ajudando: melhor formigas do que tatus, hehe. Elas são mais úteis...
Grande abraço.