Progressão Continuada - a pedido

Minha amga Giulia pediu e aí vai.( o item 3 virá em breve prometo)
Este texto está publicado no site da Escola do Saber há anos! Mas vejo que a compreensão do tema ainda não ocorreu...
____________________________________________
Você está se colocando contra a progressão continuada? Você anda fazendo o jogo retrógrada dos maus professores, sem querer ? (espero! quer dizer, tenho certeza!!!!)
Quem costuma não gostar da idéia são os professores (os maus por sinal!) por que sabem que com ela tem que levar a sério o seu ofício...
Na Progressão Continuada não existe: "Não aprendeu, repete" e sim: "Não aprendeu? ensine!!!!!"
Eles odeiam isso!!!!!
Estão pulando de raiva por que perderam o poder de por a culpa no aluno e fazer com que ele pague por seu relaxamento em não ensinar!
Todo mundo sabe que repetir de ano não tem nada ver com aquisição de conteúdo ou conhecimento (se quiser chamar assim) mas com expulsão da escola dos alunos, digamos, "não queridos". Todo mundo sabe que maus professores não se preocupam em dar aula mas em cumprir horários e conteúdos...
Na progressão e com a nova LDB isso acabou!!!!Não tem desculpa de dar aula ruim por que tem que cumprir conteúdos!
Tem que dar aula boa, que interesse aos alunos, que ensine algo dentro da realidade deles (isso não quer dizer aulas "sobre a realidade deles", mas que tenha como tema algo deles, que seja associada aos interesses de cada comunidade e que abra horizontes para aqueles alunos especificamente! ...Muitos estão confundindo isto!)
Não se iluda: ninguém aprende os conteúdos de cursinho durante os anos de escola, estes são adquiridos às portas do vestibular, com os alunos rachando de estudar no ano anterior à prova, incentivados por professores caríssimos que lhes fazem lavagem cerebral diária para manter a indústria da educação!

E então me perguntam: "Quando uma pessoa vai fazer um vestibular para uma universidade pública ou prestar um concurso público para um bom e estável emprego quais conteúdos as provas cobrarão?? Será que a Progressão Continuada vai dar conta disso??? Será que estaremos, mesmo,trabalhando a auto-estima dos alunos???"
Eu respondo com outra pergunta:
Por acaso a escola seriada estava "dando conta " disso?
Quanto à pergunta se vai dar contaclaro que vai!É a partir do conhecimento de nós mesmos e do desenvolvimento nossas habilidades que vamos poder aprender a ESTUDAR.
Estudar significa exatamente se aplicar para conhecer algo, fazer associação de idéias e poder usar nosso conhecimento para melhorar a sociedade e a nossa vida pessoal.
O que vai adiantar eu decorar um monte de coisas só pra fazer concurso e ter um bom emprego se no final eu, enquanto cidadão não tiver nada para dividir com a sociedade? Não souber me posicionar e exigir meus direitos? Não tiver noção de ética, de estética e de cidadania?NADA!
O emprego bom e o salário não são o objetivo principal da escola: isso é reduzir o Saber a um conhecimento prático que não humaniza (no sentido de diferenciar dos animais) mais as pessoas e o mundo.
Educação, com E maiúsculo é muito mais que isso!!!!!!! E, para mim, a progressão continuada tem muito mais sentido para ser o caminho trilhado pelos estudantes, por que respeita seus limites e cobra do professor algo mais que NOTA e CONTEÚDO na lousa. E que pode levar ao suce$$o até financeiro ("pode" mas vamos parar com esta história de "ESTUDE PARA SER ALGUÉM" no sentido de ARRUMAR EMPREGO pois isso é uma grande MENTIRA QUE PARECE VERDADE!!!)
Muitos reclamam que a progressão continuada foi adotada em São Paulo sem o devido preparo dos professores, dos pais e dos alunos... Não concordo com isso por uma simples razão: se a gente for ficar esperando este povo da escola se declarar preparado sabe quando vão mudar? NUNCA!!! (isso é um grito de ênfase!!!!!!)
Mudar dá trabalho, cansa, exige rever conceitos, exige arriscar-se no novo, exige responsabilidade...

E antes que eu esqueça: Abaixo o vestibular!...(mas este é um próximo capítulo!)

Vera Vaz

Comentários

Anônimo disse…
Muito bom, Vera. Como disse a Cremilda num dos seus textos: "Os pais são contra porque não sabem o que é, os professores são contra porque SABEM o que é".
É isso aí, é tão cômodo chegar no fim do ano, dar "pau" no aluno e ainda dizer: "eu sou maravilhosa, eles é que não aprendem". E fica por isso mesmo, não tem autoridade para cobrar e a imprensa apoia os "coitadinhos" com a falácia dos baixos salários.
Anônimo disse…
Xipó, você esqueceu de assinar o texto!!! As pessoas ficam confusas, pensam que você é eu e eu é você! Tá certo que a gente se apelida xipó, mas... Daqui a pouco, o único a ser claramente identificado neste blog é o Seu Creysson!
Vera Vaz disse…
Assinei Xipó! Mas entre Xipós esse não será um grande problema, né?
Anônimo disse…
Vera, quando vc fala que o regime de Progressão Continuada é bom, eu até concordo com você. Talvez seja por não conhecer o que diz a lei, que muita gente não concorda.
O que está escrito no papel é até bonito, e se funcionasse até que daria certo. O problema é que até o momento se tem funcionado ainda está nos bastidores, porque eu posso ver alunos que chegam à 4ª séries que mal sabem assinar o nome e muitos que chegam à 8ª que lêem muito mal, sem falar que a caligrafia fica bem difícil de entender e se lêem mal, imagina só como é que escrevem? E é aí que eu fico na dúvida. O que está errado? Os professores estão fazendo alguma coisa mesmo? Ou estão deixando passar tudo do mesmo jeito. O professor seguinte está fazendo o seu trabalho corretamente e tirando mesmo a dúvida daquele aluno que não aprendeu?É isso que quero saber. Quando que a Progressão Continuada vai funcionar de verdade?