Balanço do ano

O Brasil viveu mais um ano de descaso pela educação, em que as escolas públicas continuaram tendo uma média de 20% de aulas vagas, as aulas dadas continuam ruins, a avaliação e a recuperação continuada dos alunos não são feitas na maioria das escolas, a reposição de aulas é uma farsa que todos os alunos e pais de alunos conhecem bem. A violência nas escolas continua grande, mas finalmente a mídia começou a abordar o aspecto tabu, ou seja, a violência que o aluno sofre dentro da própria escola, como conseqüência de um sistema perverso que privilegia o professor e o profissional da educação, até hoje vistos como vítimas. Mais uma vez o Brasil vivenciou uma greve de 90 dias na educação, que prejudicou milhares de alunos. O ponto positivo é a atitude tomada pelos pais de alunos do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, com a campanha A EDUCAÇÃO É ESSENCIAL E NÃO PODE PARAR. Acrescentamos: E PRECISA MELHORAR!
Parabéns para esses pais e que outros grupos consigam se unir com a mesma firmeza e determinação. O Brasil, que é um país grande, só se tornará um grande país quando todos os seus cidadãos tiverem as mesmas oportunidades nos bancos escolares.
A todos os alunos e pais de alunos do Brasil desejamos um 2006 com muita educação de qualidade!

Comentários

Anônimo disse…
Essa greve que vocês mencionam é aquela das universidades federais? Ela não afetou somente os universitários? Alguém pode me esclarecer?
Anônimo disse…
Silvano, existem diversas escolas técnicas federais no Brasil inteiro. Quanto aos colégios, as realidades de cada estado são diferentes. Seria interessante a gente ter mais informações. Vou até perguntar para o pessoal do Colégio Pedro II se essa é a única escola federal de ensino básico no Rio de Janeiro.